Foi em 2018 que a ideia de ir ao Dakar ilumina-se sobre Bruno, no ano em que se torna campeão nacional. Em 2019, conquista o bicampeonato nacional de Rally Raid e participa em Marrocos no Afriquia Merzouga Rally, uma série do Dakar, onde faz a sua primeira prova internacional fora de Portugal. A ambição de ir ao Dakar aumenta após o bicampeonato e em 2024 finalmente vai poder cumprir o seu desejo.
Dakar 2025 – Informações
O Rally Dakar 2025 disputa-se de 3 e 17 de janeiro. O percurso de quase 8.000 quilómetros – inclui mais de 5.000 em especiais – de Bisha a Shubaytah e compreende um prólogo e 12 etapas. São 14 dias da mais pura adrenalina, incluindo a etapa crono 48H.
Esta dura etapa, adiantada para a primeira parte da corrida, conduzirá quase diretamente à etapa maratona, que começará moldar o resultado da competição. O dia de descanso será dia 10 de janeiro, em Hail e terá lugar entre a 5ª e a 6ª etapa. Na segunda semana, Shubaytah brilhará ao longe como um farol aguardando os participantes que conseguirem domar as dunas do Empty Quarter. O pódio será em Shubaytah, no dia 17 de janeiro.
No Dakar o nível de capacidade psicológica é tão ou mais importante que as outras componentes pertencentes à competição. É nesta categoria, e na sua concentração, que o Bruno se destaca como piloto. Para além da vertente mais emocional o Bruno tem ainda de enfrentar todas as adversidades exteriores a si desta prova, como o clima, frio ou quente, a grande quantidade de etapas, a logística e os recursos necessários.